| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornalistas sem diploma
Desde: 04/03/2005      Publicadas: 18      Atualização: 15/04/2005

Capa |  Artigos  |  judiciais  |  Legislativas  |  Noticias


 Noticias

  05/03/2005
  0 comentário(s)


Jornalistas Sem Diploma Criam Movimento Nacional

Os chamados "jornalistas sem diploma" criaram movimento nacional neste ultimo dia 05/03/05, em reunião realizada em Belo Horizonte - Minas Gerais.

Os chamados "jornalistas sem diploma" criaram movimento nacional neste ultimo dia 05/03/05, em reunião realizada em Belo Horizonte - Minas Gerais.
O Movimento em Defesa dos Jornalistas sem Diploma surgiu apartir da insatisfação de diversos profissionais, que mesmo amparados pela decisão da justiça federal, que suspendeu a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para obter o registro profissional no Ministério do Trabalho, vem sendo discriminados pela FENAJ e seus sindicatos.
A decisão de Criar o Movimento não foi resultado somente da discriminação corporativista, o movimento buscou inspiração em um dos mas significativos exemplos do jornalismo brasileiro, o jornalista Cláudio Abramo, 40 anos de profissão sem diploma de jornalismo. Abramo escreveu várias vezes "Para ser jornalista, é preciso ter uma formação cultural sólida, científica ou humanística". Não é o diploma de jornalismo, com certeza, que vai garantir está sólida formação.
O movimento tem como objetivos articular, informar e orientar os jornalistas sem diploma. Pretende também, negociar tudo que diga respeito aos interesses da categoria, e até mesmo ajuizar ações quando entender necessário, para defender seus direitos.
O movimento resolveu também participar ativamente na Rede em Defesa da Liberdade de Imprensa no Brasil criada pela ANJ Associação Nacional dos Jornais com apoio da UNESCO Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.
O jornalista Antonio Vieira, coordenador do movimento, informou ainda que, já está em funcionamento o site na Internet www.jornalistassemdiploma.jex.com.br e que basta mandar um E.mail para mdjsd@oi.com.br para se inscrever gratuitamente e receber o informativo do movimento.
O Movimento tem como principal bandeira, defender a liberdade de expressão e de informação e entende que o verdadeiro jornalista escora-se no dom do espirito, em razão do qual se expressa intelectualmente, e não porque conseguiu um diploma na faculdade.

Mais informações:
Telefone: (31) 9646.3285
E.mail: mdjsd@oi.com.br
Site: www.jornalistassemdiploma.jex.com.br
  Autor: Antonio Vieira


  Mais notícias da seção # no caderno Noticias
02/04/2005 - # - Princípios, Objetivos e Inspiração do Movimento.
Princípios, Objetivos e Inspiração adotados de comum acordo durante o evento de criação do Movimento em Defesa dos Jornalistas sem Diploma - MDJSD em 05/03/2005 em Belo Horizonte - Minas gerais....



Capa |  Artigos  |  judiciais  |  Legislativas  |  Noticias
Busca em

  
18 Notícias